O cenário econômico brasileiro vive um momento de transição, com desafios fiscais e estruturais que podem afetar o crescimento nos próximos anos. Ontem (3 de fevereiro), a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Jaboticabal (ACIAJA), com o apoio do Sicoob PRO, promoveu o evento Café Empresarial para discutir o tema. O evento reuniu associados, diretores, autoridades e parceiros para marcar os 93 anos da entidade.
A palestra foi ministrada por Adolfo Sachsida, economista da equipe de Paulo Guedes e ex-ministro de Minas e Energia. Atualmente, é professor no Instituto Brasiliense de Direito Público. Sua pesquisa se concentra na qualidade da política fiscal e monetária, tributação e reforma tributária.
O palestrante abordou a conjuntura econômica brasileira, destacando os avanços das reformas pró-mercado entre 2019 e 2022, os desafios fiscais e estruturais do país. “O Brasil está em um momento-chave da nossa história. Tivemos avanços no passado que estão dando resultado agora, mas também enfrentamos desafios sérios no presente”, destacou Adolfo Sachsida.
Entre as oportunidades, o palestrante destacou o crescimento sustentável impulsionado por reformas econômicas recentes, a inclusão financeira promovida pelo PIX e pela digitalização de serviços, além dos avanços na infraestrutura com novos marcos regulatórios em setores estratégicos, como saneamento, gás e ferrovias. No entanto, o cenário global instável, marcado por inflação, crises geopolíticas e mudanças no comércio internacional, exige adaptação constante. Além disso, a transformação digital, com a ascensão da inteligência artificial e da automação, impõe desafios ao mercado de trabalho, demandando requalificação profissional e maior investimento em inovação para manter a competitividade do país.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob PRO, Ricardo Bellodi Bueno, destacou a importância da parceria com a ACIAJA e a necessidade de planejamento diante do contexto econômico. “Em conversa com o presidente Hélio, percebemos a necessidade de preparar nossos associados para o que está por vir em 2025 e, possivelmente, 2026. O mercado está turbulento, com o dólar em alta e juros subindo, o que pode gerar dificuldades. Ter um planejamento sólido nos ajuda a atravessar esses períodos com mais segurança”.
Já o presidente da ACIAJA, Hélio César Vieira da Costa, ressaltou a importância do encontro como uma oportunidade para o empresário compreender melhor esse momento e as perspectivas para os próximos meses. “Primeiramente, gostaria de parabenizar a Associação pelos seus 93 anos. O momento que vivemos hoje é de incertezas, e trazer um ex-ministro como o Dr. Adolfo para falar sobre o futuro nos dá um norte. Os empresários saíram motivados a preparar melhor o seu negócio para essa nova fase. O momento é, sim, de reflexão e de muito trabalho”, concluiu.
Mín. 19° Máx. 30°