Domingo, 22 de Junho de 2025
22°

Tempo nublado

Jaboticabal, SP

Jaboticabal POLÍTICA

Câmara de Jaboticabal abre ano Legislativo com mensagem do Poder Executivo, definição nas comissões permanentes e um projeto aprovado

Primeira sessão foi longa e durou, aproximadamente, cinco horas; comissões foram formadas

06/02/2025 às 09h36 Atualizada em 06/02/2025 às 09h47
Por: Redação
Compartilhe:
Câmara de Jaboticabal abre ano Legislativo com mensagem do Poder Executivo, definição nas comissões permanentes e um projeto aprovado

Câmara Municipal de Jaboticabal abriu, nessa segunda-feira (03.fev.25), a sessão legislativa de 2025. A primeira sessão ordinária da 19ª Legislatura (2025-2028) teve a leitura da mensagem do Poder Executivo, a divulgação das composições das comissões permanentes e da Escola do Legislativo, a leitura de oito novas proposituras – que passam a tramitar na Casa – e a votação de um projeto incluído na Ordem do Dia. A próxima sessão está marcada para o dia 17 de fevereiro, às 20 horas.

ABERTURA DOS TRABALHOS 
Ao iniciar a reunião plenária, o presidente da Casa, Ronaldo Peruci (AVANTE), concedeu a palavra ao prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (MDB), para a mensagem do Governo. Em seu pronunciamento, o Chefe do Poder Executivo, que compareceu acompanhado da vice-prefeita, Dra. Andréa Delegada (PODEMOS), e do secretário de Governo, Dr. Edu Fenerich, iniciou parabenizando os vereadores pela vitória nas eleições, e expressou seu compromisso em executar o plano de governo, dentro das possibilidades e com muito trabalho.

O prefeito ainda reconheceu que fatores externos podem influenciar no cumprimento de um plano de governo, causando frustração, e que a união dos poderes Executivo e Legislativo é fundamental para o sucesso da administração. Ele pediu uma aliança entre os poderes, visando atender as necessidades da população, afirmou que a administração estará sempre disposta a atender as demandas dos vereadores e anunciou o vereador Samuel Cunha (PODEMOS) como líder do Governo na Câmara.

“O nosso Plano de Governo 2024, devidamente registrado na Justiça Eleitoral, foi aprovado através do voto direto de quase 20.000 eleitores. É precisamente esse plano de governo que, sempre dentro das possibilidades, com todas as nossas forças e por meio de muito trabalho, tentaremos executar. Para que isso ocorra, será de fundamental importância a união entre os poderes Executivo e Legislativo”, conclamou Prof. Emerson.

Após a mensagem do prefeito, a tribuna foi aberta para o uso dos parlamentares. Cada um dispôs de nove minutos para suas manifestações. Com quatro vereadores estreando na tribuna, três retornando e seis reeleitos, tons de preocupação e otimismo preencheram os discursos. Grande parte dos vereadores aproveitou para falar sobre as atividades já desenvolvidas ao longo do mês de janeiro e para agradecer aos eleitores. Pepa Servidone abriu os discursos, seguido pelos vereadores Gregório Casagrande, Dr. Célio, Ednei Valêncio, Gilberto de Faria, Prof. Jonas, Dr. Jonatas Carnevalli, Ronaldo Bolognezzi, Mandi Serralheiro, Samuel Cunha, Wilsinho Locutor e Ronaldo Peruci. A vereadora Renata Assirati esteve ausente da sessão por motivo médico familiar. Confira a íntegra dos discursos no canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/camaramunicipaldejaboticabal)

INCLUSÃO NA ORDEM DO DIA 
Um projeto acabou incluído para votação, por requerimento assinado pela maioria dos vereadores, e aprovado por unanimidade. É o Projeto de Lei nº 04/2025, de autoria do vereador Wilsinho Locutor (MDB), que faz uma correção no texto da lei que nomeou de Orvilho Pinelli a Avenida B do Loteamento Heiland, em Córrego Rico. O texto complementa a denominação do loteamento como “Loteamento Carlos Augusto Heiland”, e não apenas “Loteamento Heiland”. O PL segue para sanção do prefeito municipal.

COMISSÕES PERMANENTES DEFINIDAS 
O chefe do Legislativo, Ronaldo Peruci, também divulgou a composição das comissões permanentes da Casa para o biênio 2025-2026.

 

 

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

 

 

Ao todo, a Câmara conta com doze comissões permanentes. Veja como ficaram as formações:
Comissão de Justiça e Redação (CJR) – Dr. Jonatas Carnevalli (presidente), Pepa Servidone e Samuel Cunha.
Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) – Wilsinho Locutor (presidente), Gilberto de Faria e Ronaldo Bolognezzi.
Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas (COSPAP) – Mandi Serralheiro (presidente), Dr. Célio Morais e Renata Assirati.
Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (CECELMA) – Prof. Jonas (presidente), Gregório Casagrande e Samuel Cunha.
Comissão de Saúde, Assistência e Promoção Social (CSAP) – Renata Assirati (presidente), Dr. Célio Morais e Ronaldo Bolognezzi.
Comissão de Ética (CE) – Renata Assirati (presidente), Pepa Servidone, Ednei Valêncio, Gilberto de Faria, Dr. Jonatas Carnevalli.
Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania (CDHC) – Ronaldo Bolognezzi (presidente), Gregório Casagrande, Prof. Jonas, Renata Assirati e Wilsinho Locutor.
Comissão de Desenvolvimento Socioeconômico, Geração de Emprego, Indústria, Comércio, Agronegócio e Turismo (CDSGEICAT) – Mandi Serralheiro (presidente), Pepa Servidone e Gregório Casagrande.
Comissão de Segurança Pública (CSP) – Dr. Jonatas Carnevalli (presidente), Renata Assirati e Wilsinho Locutor.
Comissão do Plano Diretor (CPD) – Samuel Cunha (presidente), Dr. Célio Morais e Mandi Serralheiro.
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) – Ronaldo Bolognezzi (presidente); Gregório Casagrande e Dr. Jonatas Carnevalli;
Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal (CMAPA) – Wilsinho Locutor (presidente), Gregório Casagrande e Ednei Valêncio.
Escola do Legislativo (EL) – Renata Assirati (presidente) e Dr. Jonatas Carnevalli (vice-presidente).

PARA SABER – Cada comissão é responsável por analisar as proposições que tramitam no Legislativo conforme sua temática. Antes da inclusão de uma propositura na pauta de votação, todas as matérias devem ser analisadas e receber um parecer da comissão a qual foi submetida. Vale lembrar, no entanto, que qualquer projeto pode ser incluído na Ordem do Dia com dispensa dos pareceres das comissões permanentes por requerimento de, no mínimo, maioria absoluta dos parlamentares. (Art. 99 RI).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Jaboticabal, SP Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 27°

Seg 32°C 15°C
Ter 18°C 6°C
Qua 24°C 4°C
Qui 30°C 14°C
Sex 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias